A partir de julho, condomínios devem usar Certificado Digital para o envio do e-Social.

condomínios-esocial

O e-Social vai alterar a rotina dos prédios e condomínios residenciais a partir de julho.

Isso porque, a partir de julho os síndicos e administradoras de condomínios, deverão usar o e-Social para enviar as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais do edifício, à União.

É importante que os síndicos e administradoras de condomínio estejam atentos ao processo de envio do e-Social e também aos prazos, pois, qualquer erro poderá ocasionar em multas de até R$ 233 mil reais.

Todo condomínio possui funcionários, sejam terceirizados ou próprios, além de contratarem empresas prestadoras de serviços, e por isso, estão obrigados ao envio do e-Social.

Como vai funcionar o e-Social para condomínios?

Para enviar o e-Social é imprescindível que o condomínio faça o seu cadastro no sistema do governo, com todas as informações de todos os funcionários, até mesmo os que não tem vínculo empregatício. Assim como informações referentes ao salário do síndico, mesmo que este seja a isenção da taxa de condomínio.

Na primeira fase, que começa em julho de 2018, será obrigatória a inserção de dados do condomínio como: cargos e funções dos funcionários, valores a serem usados no pagamento de salários e encargos e os horários dos turnos de trabalho, além de outras informações.

A partir de setembro, o envio de informações como: novas admissões, afastamentos por férias, licença médica e outros motivos, demissões, alterações de contratos de trabalho e mudanças cadastrais dos trabalhadores, deverão obrigatoriamente ser enviadas pelo e-Social.

Já a partir de novembro, as informações referentes a folha de pagamento, devem ser enviadas até o dia 7 do mês seguinte.

Em janeiro de 2019, haverá a unificação de todas as contribuições previdenciárias devidas pelos condomínios, com substituição de guia de informações. No mesmo período, o envio dos dados sobre a segurança e a saúde dos trabalhadores, também deve ser enviada pelo e-Social.

Para que o condomínio realize o seu cadastro no e-Social e envie suas informações, é preciso utilizar um Certificado Digital válido, para acessar o sistema do governo. A troca de síndico também exige atenção, os dados do responsável pelo condomínio devem ser alterados junto à Receita e o Certificado Digital renovado.

Envie esse artigo para o síndico do seu condomínio, para que ele fique por dentro de todas as alterações referentes ao e-Social.

Precisa emitir ou renovar o seu Certificado Digital? Fale com a Certifid:

Contato via site: https://certifid.com.br/contato/
Telefones: (62) 3416-0128 ou 0800 942 9200

Clique aqui e fale agora com um consultor através do whatsapp

Compartilhe isso:
VOLTAR AOS INFORMATIVOS
ENTRAR EM CONTATO
FALAR PELO WHATSAPP

Receba em sua caixa de entrada informativos referentes ao mercado de certificação digital no Brasil.

O envio de informativos é gratuito e você pode cancelar o recebimento a qualquer momento.

62 3416-0101
0800 942 9200
Av. Castelo branco, 4.721 - Térreo
Setor Rodoviário, CEP: 74.430-135

A QUALIDADE CERTIFID
ESPALHADA PELO BRASIL INTEIRO

Contamos com parceria de empresas do Brasil inteiro. Assim podemos tornar o atendimento mais eficaz e ágil. Comodidade, facilidade e a qualidade Certifid na hora e na região que você precisar.
ESCOLHA UMA LOCALIDADE PARA QUE POSSAMOS EXIBIR AS UNIDADES DE ATENDIMENTO DA REGIÃO.
Recomendado
Recomendado
Todas as pessoas jurídicas, incluindo as pessoas jurídicas imunes e…