Desde junho de 2013, a Certificação Digital é obrigatória para condomínios. Ainda assim, muitos síndicos possuem dúvidas quanto ao uso do Certificado Digital.
Por isso, preparamos um artigo para ajudar você Síndico, a entender melhor a necessidade e importância do Certificado Digital para seu condomínio.
O que é Certificado Digital?
O Certificado Digital é um documento que garante a autenticidade de transações feitas de forma digital, comprovando quem está assinando. A assinatura realizada com uso do Certificado Digital tem validade jurídica, assim como, um documento físico.
Qual a importância do Certificado Digital para condomínios?
O Certificado Digital otimiza a rotina de qualquer tipo de negócio, por gerar praticidade e agilidade em processos que antes exigiam a assinatura presencial. Além de ser obrigatório para condomínios, apenas com Certificado Digital é possível acessar o Conectividade Social, canal usado para enviar dados previdenciários dos funcionários do condomínio, incluindo FGTS, INSS, RAIS e demais obrigações trabalhistas. Outras informações exigidas pela Receita Federal, Caixa Econômica e Prefeituras, também só podem ser enviadas com o uso do Certificado Digital.
Como emitir o Certificado Digital para o meu condomínio?
Para realizar a emissão do Certificado Digital para o condomínio é preciso primeiramente entrar em contato com uma AR, como a AR Certifid, ou uma AC, como a AC Consulti Brasil.
O síndico ou responsável pela administração do condomínio deve reunir a documentação exigida para emissão do Certificado Digital, que nesse caso é:
– Cartão de CNPJ do condomínio;
– Convenção do condomínio;
– Ata de eleição do síndico atual (devidamente assinada e registrada com reconhecimento de firma);
– RG, CPF ou CNH do síndico;
– Comprovante de residência do síndico.
Ainda tem dúvidas de como emitir o seu Certificado Digital para gestão de condomínio?
Fale com a Certifid clicando no botão Falar pelo Whatsapp.
Setor Rodoviário, CEP: 74.430-135