Você pode até esquecer a carteira em casa, mas o celular não, não é mesmo? O que torna a digitalização dos documentos ainda mais essencial. E quando falamos em digitalização de documentos, não falamos em uma cópia em arquivo do seu documento e sim, em um documento oficial digital.
RG, CPF, Título de Eleitor, CNH, Carteira de Trabalho e outros documentos básicos, já possuem sua versão digital, com a mesma validade jurídica das versões físicas.
RG – Em alguns estados, o RG (Registro Geral) popularmente conhecido como Documento de Identidade, já pode ser baixado em sua versão digital. Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro e Distrito Federal, são alguns dos estados que já aderiram ao documento em seu formato digital, mas atenção, apenas quem possui o RG com QR Code, consegue utilizar a versão digital do documento. Quem não possui o documento com QR Code, caso queira aderir ao documento digital, precisará emitir uma nova via do seu documento.
CPF – O cartão CPF já não é mais produzido. O número de CPF hoje, já vem inserido em outros documentos oficiais, como o RG e certidão de nascimento. Para utilizar a versão digital do documento, basta baixar o aplicativo Pessoa física do Governo Federal. Será necessário que você informe alguns dados para validação do documento.
Carteira de Trabalho – A Carteira de Trabalho também já possui sua versão digital e com ela, você tem acesso a seus registros trabalhistas, número do PIS/PASEP e contratos de trabalho. A versão digital substitui a versão impressa desde 2019.
Título de Eleitor – O Título de Eleitor é aquele documento que a gente não decora o número nunca, mas agora pode ter na palma da mão, através do aplicativo e-Título. Para utilizar a versão digital do documento, é preciso que você baixe o app e-Título e informe alguns dados para validação. Dica importante: Evite fazer a instalação próximos ao período eleitoral, nessa fase o aplicativo pode apresentar instabilidade, devido ao grande número de acessos, então, não custa nada já deixar tudo certinho aí no seu celular.
Carteira Digital de Trânsito – Em um único aplicativo você consegue ter dois documentos essenciais para o seu dia-a-dia no trânsito, a Carteira de Motorista (CNH) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Para utilizar a CNH Digital, seu documento na versão física deve possuir um QR Code e também é necessário uma conta no Gov.br. Já para usar o CRLV, basta informar dentro do aplicativo o número Renavam, que está no documento físico do veículo.
Certificado de Habilitação Técnica – O documento destinado a atividades como: piloto, mecânico, comissário e despachante de voo, também já possui sua versão digital, que passou a ser obrigatória em fevereiro de 2021.
Com esses documentos na palma da mão, ou melhor, na tela do seu celular, já dá para sair e deixar a carteira em casa sem se preocupar.
Setor Rodoviário, CEP: 74.430-135