O Certificado Digital é um documento de identificação na internet. Nas transações eletrônicas o Certificado Digital garante a identidade das partes envolvidas.
Sua validade jurídica permite que pessoas físicas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com total segurança.
O mercado de certificação digital vem crescendo ano após ano, desde de 2001 quando foi implantado no Brasil, sendo que já foram emitidos mais de 17 milhões de certificados digitais nesse período.
Com base nos dados apresentados pelo ICP Brasil – ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), apenas no último ano (2016), foram emitidos 3.225,560 (três milhões duzentos e vinte e cinco mil e quinhentos e sessenta) certificados digitais em todo o Brasil.
De acordo com a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), mesmo em tempos de crise, o mercado de certificado digital vem apresentando um crescimento de 20% ao ano.
O motivo do sucesso desse mercado se deve a necessidade de reduzir custos operacionais, agilizar processos através da digitalização dos mesmos e ainda garantir a segurança nas transações realizadas digitalmente. Além disso, o uso de certificado digital é obrigatório no envio de dados e declarações para órgãos governamentais, o que o torna indispensável para empresas com CNPJ na Receita Federal, Cadastro de Empresa Individual (CEI) ou Microempreendedores Individuais (MEI).
Para quem quer entrar no mercado de certificação digital, existem dois modelos de oportunidades:
1 – Ponto de atendimento (PA): É um modelo de negócio que exige um baixo investimento, tendo em vista que trabalha com a certificação digital como um agregador de valor, complementando seu mix de produtos ou serviços. Nessa modalidade, é comum encontrarmos pequenas e médias empresas que trabalhem com produtos e serviços que tenham sinergia com a Certificação Digital,como por exemplo empresas de tecnologia e de prestação de serviços.
2 – Autoridade de Registro (AR): É um modelo de negócio que exige um investimento um pouco maior, tendo em vista que trabalha a certificação digital como atividade principal, podendo ser ou não uma franquia da Autoridade Certificadora (AC). Uma Autoridade de Registro (AR), pode ter em sua estrutura diversos Pontos de Atendimento (PA), ampliando dessa forma seu alcance e ganhos. Trata-se de uma excelente oportunidade para quem deseja começar o próprio negócio.
Quer saber mais sobre as oportunidades da Certificação Digital e como começar a atuar nesse mercado?
Fale com a Certifid: https://certifid.com.br/contato/
Setor Rodoviário, CEP: 74.430-135