Você sabe o que é FAP e qual sua relação com o eSocial?

FAP

O FAP – Fator Acidentário Previdenciário é um multiplicador aplicado sobre alíquotas da tarifação coletiva que corresponde ao enquadramento da empresa.

O FAP tem como objetivo reduzir os acidentes no ambiente de trabalho, pois seu cálculo incide sobre o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência.

As empresas que apresentarem o maior índice de acidentes ou doenças ocupacionais, de acordo com o FAP, pagam mais RAT – Riscos Ambientais do Trabalho. O RAT é uma contribuição cobrada para financiar os benefícios da Previdência Social decorrentes da incapacidade laborativa e da aposentadoria especial.

Com isso, o FAP estimula as empresas a melhorarem suas condições de trabalho, reduzindo o índice de acidentes.

Com o eSocial, todas as informações referentes aos colaboradores devem ser lançadas no portal do eSocial, entre elas o RAT e o PAF, que são utilizadas como fonte de dados para o cálculo do FAP.

Agora que você já sabe qual é a relação entre o eSocial e o Fator Acidentário Previdenciário (FAP), pode compreender melhor a importância do FAP para as empresas e para os colaboradores.

Compartilhe isso:
VOLTAR AOS INFORMATIVOS
ENTRAR EM CONTATO
FALAR PELO WHATSAPP

Receba em sua caixa de entrada informativos referentes ao mercado de certificação digital no Brasil.

O envio de informativos é gratuito e você pode cancelar o recebimento a qualquer momento.

62 3416-0101
0800 942 9200
Av. Castelo branco, 4.721 - Térreo
Setor Rodoviário, CEP: 74.430-135

A QUALIDADE CERTIFID
ESPALHADA PELO BRASIL INTEIRO

Contamos com parceria de empresas do Brasil inteiro. Assim podemos tornar o atendimento mais eficaz e ágil. Comodidade, facilidade e a qualidade Certifid na hora e na região que você precisar.
ESCOLHA UMA LOCALIDADE PARA QUE POSSAMOS EXIBIR AS UNIDADES DE ATENDIMENTO DA REGIÃO.
Recomendado
Recomendado
Vamos relembrar tudo que deixou nosso 2018, muito mais digital?