A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) informou que a partir de janeiro de 2017 descontinuará os aplicativos gratuitos para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
A Secretaria da Fazenda oferece os emissores gratuitos desde 2006, porém, um levantamento recente apontou que mais de 90% das NF-e’s geradas atualmente, são por emissores próprios.
Por esse motivo, o download dos emissores gratuitos da Secretaria da Fazenda não será mais possível a partir de 1º de janeiro.
A Secretaria da Fazenda recomenda aos contribuintes que já utilizam seus aplicativos, que migrem o quanto antes para uma solução própria, para que não sofram nenhum transtorno posterior, pela falta de atualização dos emissores gratuitos.
O projeto da Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, foi iniciado em 2006 e vem se tornando obrigatória para cada vez mais empresas.
Se você ainda não emite Notas Fiscais eletrônicas, ou não possui um emissor próprio, e está em dúvida de como começar a emitir suas notas fiscais eletrônicas, NF-e, a partir de 1° de janeiro, a Certifid preparou um passo a passo para você:
- Adquira um Certificado Digital: A validade jurídica da Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, é garantida pela assinatura digital do remetente, realizada através de um Certificado Digital NF-e, que permite que pessoas físicas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com total segurança.
- Faça seu cadastro na Secretaria da Fazenda: Para que você possa emitir Nota Fiscal Eletrônica pela sua empresa, é preciso que faça um cadastro junto à Secretaria da Fazenda onde sua empresa está instalada. O processo de um modo geral é simples, mas você pode pedir o auxílio do seu contador.
- Adquira o eNota: Com o fim dos emissores gratuitos oferecidos pela SEFAZ, você terá que adquirir um emissor de Nota Fiscal Eletrônica, NF-e. O eNota é ideal para empresas que não possuem sistema de ERP ou que desejam uma solução independente para emissão de Notas Fiscais eletrônicas. O eNota NF-e implementa uma solução completa para geração, emissão e acompanhamento de NF-e, atendendo às exigências da SEFAZ. Ao adquirir o eNota, a Certifid disponibiliza a você o seu Certificado Digital NF-e gratuitamente.
Recomendamos que toda empresa emita Nota Fiscal eletrônica, mesmo que atualmente não seja obrigada. A Nota Fiscal eletrônica, NF-e, reduz os custos, é mais prática, fácil de usar e permite a você um melhor controle de suas atividades fiscais.
Quer saber mais sobre o eNota e como emitir Nota Fiscal Eletrônica? Fale com a Certifid:
https://certifid.com.br/contato/
Setor Rodoviário, CEP: 74.430-135