A Certifid convidou o Dr. Fabier Rezio, sócio-proprietário da Rezio e Moraes Advogados Associados, para falar mais sobre o PJ-e (Processo Judicial eletrônico) e o uso do Certificado Digital na advocacia. Dr. Fabier tem atuação predominante nas Áreas do Direito Administrativo, Civil, Empresarial, Trabalhista e Previdenciário.
De acordo com Dr. Fabier, o Processo Judicial eletrônico (PJ-e) é o processo no qual todas as peças e atos processuais (petições, certidões, despachos, recursos, sentenças e etc), são virtuais, ou seja, foram digitalizados em arquivos de formato PDF, para visualização no meio eletrônico, o que extingue o processo físico.
Aliado aos processos judiciais eletrônicos, temos o peticionamento eletrônico, conforme descreve Dr. Fabier: “O peticionamento eletrônico é um recurso disponibilizado somente para os processos digitais, conforme a Lei n° 11.419, de 19/12/2006, o qual possibilita que a petição e qualquer outro requerimento, seja protocolado e enviado/transmitido por meio eletrônico, diretamente ao cartório distribuidor competente ou à vara em que tramita o processo”.
Dr. Fabier acredita que o processo eletrônico facilitou a rotina dos advogados em suas funções, permitindo a visualização das peças processuais e do peticionamento através do próprio escritório, por meio de uma intranet. “É possível peticionar em horário diferenciado, acompanhar o recebimento da petição eletrônica e ter a segurança de que os dados foram transmitidos sem falhas ou incorreções”, diz ele.
Para Dr. Fabier, o peticionamento eletrônico gera uma celeridade e economicidade processual maior, pois elimina várias etapas burocráticas: “Ele dispensa o deslocamento até o fórum, facilitando assim o acesso das partes e/ou dos representantes legais, às informações em seus processos e à prestação jurisdicional do Estado, além de eliminar o uso do papel desde a propositura da ação”.
Em relação ao uso do Certificado Digital para acessar o PJ-e (Processo Judicial Eletrônico), Dr. Fabier acredita que o Certificado Digital aumenta a segurança das informações que ali são geradas, garantindo sua autenticidade: “Com a digitalização de processos, isso em todas as áreas de atuação, cada vez mais temos que nos preocupar com a segurança das informações que enviamos/transmitimos através da internet”, diz Dr. Fabier.
Para acessar o PJ-e é necessário utilizar um Certificado Digital ICP – Brasil A3, token ou cartão.
Para utilizar o Certificado Digital A3 no formato cartão, será necessário também o uso de uma leitora de cartão compatível, assim como a instalação do seu driver de funcionamento.
Já para utilizar o Certificado Digital A3 no formato token, é necessário apenas a instalação do seu driver de funcionamento.
Advogado, não esqueça de verificar a validade do seu Certificado Digital.
Precisa renovar ou emitir seu Certificado Digital? Fale com a Certifid:
<<CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA ADVOGADOS>>
Contato via site: https://certifid.com.br/contato/
Telefones: (62) 3416-0128 ou 0800 942 9200
Whatsapp: (62) 9 9828-1001
Facebook: https://www.facebook.com/CertifidCertificacaoDigital/
Setor Rodoviário, CEP: 74.430-135
A QUALIDADE CERTIFID
ESPALHADA PELO BRASIL INTEIRO
